Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica
Cerrado - É a segunda maior formação vegetal brasileira. Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .
Caatinga - Caatinga (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000;km², cerca de 10% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil). Uma das características da caatinga é baixo índice de chuvas e o solo é bastante seco. Principais características da caatinga:as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno,os arbustos costumam perder,quase que totalmente,as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação),presença de cactos e bromélias e forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas.
Mata Atlântica - A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. As principais características da Mata Atlântica são: presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica