Biomas - Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal
Turma:
Aluno:
Ciências
-Biomas Brasileiros-
-Floresta Amazônica
-Pantanal
-Mata Atlântica
-Cerrado
Cerrado
É um bioma do tipo Biócoro Savana, é uma das “savanas brasileiras”, juntamente com a caatinga. Sua vegetação é caracterizada por ser muito diverso, seu clima é o tropical sazonal. O cerrado apresenta uma grande diversidade de espécies de animais e de plantas em todo o seu ambiente. Ele se constitui no segundo maior bioma brasileiro, ocupando uma área de aproximadamente 21% do território nacional. Ao todo, possui cerca de 10.000 espécies de plantas, sendo que destas, 4.400 só existe nestes locais, além da fauna ser bem diversa, com destaque para as aves e os animais de grande porte.
Caatinga
É um bioma único, exclusivo do Brasil, o que significa que não é encontrado em qualquer outro lugar. A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Rico em biodiversidade, o bioma abriga um grande numero de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, se bem explorado, será mio importante para o desenvolvimento da região e do país. Porém, apesar da sua importância, esse bioma vem sido desmatado, principalmente nos últimos anos, pelo consumo de lenha nativa.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é composta por um ecossistema que inclui as faixa litorânea ao longo da costa Atlântica, com seus manguezais e restingas, florestas de baixada e de encosta da Serra do Mar, florestas interioranas, as matas de araucárias e os campos de altitude, alcançando a Argentina e Paraguai nas regiões Sul e Sudeste. Mais de 120 milhões de pessoas lá. É uma grande fonte de recursos humanos, mas está diminuindo a cada dia com o desmatamento, a exploração ambiental e aas queimadas