Cerimonial e Protocolo Resumo
O que é Protocolo?
Conjunto de Normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histórico, geralmente utilizadas nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).
O que é Cerimonial?
É a aplicação prática do protocolo, ou seja, suas regras.
Ex: cerimoniais e protocolos oficiais como a troca da guarda do Palácio de Buckingham.
Importante:
A diplomacia está ligada a Cerimonial e Protocolo, sem estes não poderia existir. O cerimonial da diplomacia possui regras internacionais a serem seguidas e observadas por todos.
O que é Etiqueta?
É um conjunto de normas de comportamento social e familiar, que retrata a sociedade em cada época distinta. A etiqueta também indica costumes e hábitos dos povos. Como exemplo podemos citar o cumprimento dos orientais, uma inclinação para frente com a cabeça, em oposição ao cumprimento ocidental do aperto de mãos.
OBSERVAÇÃO:
No caso citado deve-se seguir a regra da etiqueta que prevalece o cumprimento do anfitrião em primeiro lugar seguido do cumprimento do visitante.
TODO O PROCESSO DE PROTOCOLO E CERIMONIAL SEGUE UMA LÓGICA, A MAIOR PARTE DAS REGRAS E RITOS TÊM UM PORQUE, NADA É ESTABELECIDO ALEATORIAMENTE.
Protocolo do Direito
Foi criado para a facilitação do entendimento para qualquer pessoa que conheça o cerimonial e também na distinção das funções do profissionais em questão.
OBS: As becas não são iguais; o promotor usa beca estilo germânico e os demais uma beca estilo francês.
Precedências:
O que deve ser observado é a hierarquia dos cargos e sua representatividade no evento.
Em caso de dúvidas pesquise entre os colegas e dentro do próprio circulo social dos convidados, mesmo porque, na maior parte das vezes não conhecemos todos os participantes e qual a representatividade de cada um especificamente naquele evento.
Precedência do ministério:
Ministro da Justiça;
Ministro da Marinha e Exercito, Relações Exteriores;
Ministro da