ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
AMÉRICAS – UNIAMÉRICA
CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Josiane de Camargo
FOZ DO IGUAÇU – PR
ABRIL DE 2013
RESUMO
As profissões de mestre de cerimonial e cerimonialista vêm crescendo cada vez mais, pois são estes que organizam os eventos proporcionando o equilíbrio para alcance dos objetivos. Porém somente organizar com eficiência não basta, é preciso também que se planeje com todo o cuidado e o uso de critérios próprios para cada etapa.
IMPREVISTO
Os imprevistos acontecem, e é nesse momento que o equilíbrio e bom senso precisam estar em sintonia na comissão organizadora. Para que um evento tenha maior possibilidade de sucesso é necessário unir duas forças, regras e normas, que formam o estilo do evento. Cada um desses profissionais, precisa estar preparado para sair de situações delicadas. O improviso deve fazer parte de sua experiência e capacidade profissional, como também o controle emocional. Não existem regras para improvisar, isso acontece de repente, naqueles segundos em que a mente deve trabalhar rápido, é o denominamos presença de espirito. Porem, o que facilita, é o controle emocional.
MESTRES DE CERIMONIAIS X CERIMONIALISTA O mestre de cerimonias não tem a mesma função do chefe do cerimonial, o chefe do cerimonial é responsável pelo planejamento e coordenação da cerimonia, em todas as suas fases, planejando o roteiro da solenidade. E é a partir do roteiro que entra o mestre de cerimonias, pois, com base nesse script que ele seguirá anunciando as fases do evento.
Mestre de cerimoniais: Um evento fica nas mãos do mestre de cerimonias enquanto faz a narração das diversas etapas. Isso significa muito comprometimento com a empresa promotora e com todos os participantes. É preciso conscientizar os profissionais que desejam atuar como mestre de cerimonias sobre a abrangência de seus papéis na preparação do protocolo. Não