Cenários enconômicos e tendências
Que tendências em cursos estimularam a criação das redes Supervizinho e Construir?
A tendência de associação de muitas empresas visando melhorar sua marca e tirar proveito das vantagens que este conceito proporciona. As compras por exemplo, passam a ser feitas em conjunto, aumentando o poder de compra junto aos fornecedores, tornando as negociações mais fáceis.
A criação de centrais de compra. As negociações passam a ser realizadas por profissionais concentrados apenas nessa atividade, gerando uma especialização nessa atividade. Por conta disso as empresas conseguem produtos por preços melhores e em melhores prazos, melhorando suas margens operacionais.
A criação de uma identiditade maior com o consumidor, através da padronização do layout das lojas, uniforme dos funcionários, sacolas, pacotes, etc...
Na sua opinião, as redes descritas no caso eliminaram a concorrência entres os associados?
Não totalmente, uma vez que deve existir alguma concorrência interna ou na oferta de serviços diferenciados. Porém em termos de preço de produto a concorrência deve ser minima, uma vez que as compras foram negociadas por uma central unica e os custos de aquisição das mercadorias deve ser o mesmo para todos.
Utilizando a abordagem baseada em recursos, faça uma analise dos gaps de competência que justificaram as estratégias de cooperação.
Identificação de recursos relevantes: * Marca forte, conhecida. * Preço ao consumidor * Poder de barganha com fornecedores (falta de escala) * Especialização de compras * Logistica
Identificação de competências essênciais: * Relacionamento com clientes * Capacidade de negociação com Fornecedores * Gestao da cadeia de suprimentos * Marketing (identidade conhedida)
Selecão Estratégica: * Associação com outras empresas de mesmo porte. * Sustentação de vantagens