Meio ambiente
Utilizados para captação a seco de materiais particulados nos mais diversos processos produtivos.
O Filtro de Mangas apresenta operação contínua e limpeza automática das mangas.
Possuem mangas filtrantes com dimensões padronizadas, fixadas por aço mola ou abraçadeiras, gaiolas com venturis de última geração incorporados, mangas com 1.200 a 5.200 mm de comprimento. Podem trabalhar com cargas de pó de até 2.300 g/m³ e temperaturas de até 260ºC.
Os particulados a serem filtrados, conduzidos pelo fluxo de gases de exaustão, são forçados a passar pelas mangas filtrantes. Desta forma, estes particulados ficam retidos na parte externa das mangas filtrantes e os gases já limpos, uma vez no interior das mangas passam para o plenum através dos venturis e daí para o ventilador de sucção. Durante a filtração, o particulado coletado na parte externa das mangas, vai produzindo uma redução de sua porosidade e, portanto, faz-se necessária à limpeza das mangas filtrantes.
O processo de limpeza das mangas por jato de ar comprimido é feito automaticamente comandado por um timer eletrônico e/ou microprocessado.
A cada sinal do timer é acionado um ou mais conjuntos de válvulas solenólides/diafragmas, que permitem a admissão do ar comprimido nos tubos de sopragem, os quais possuem furos centralizados com os Venturis/Mangas, para permitir os jatos de ar, que com o ar induzido pelo efeito venturi, formam frentes de ondas de choque que percorrem todo o comprimento das mangas, efetuando a limpeza pelo efeito gerado de rápido sacudimento da superfície das mangas.
Todos os Filtros Delta Ducon possuem defletor no bocal de entrada dos gases sujos, que direciona a maior carga de pó para o fundo da moega e elemento de descarga. Os defletores são selecionados de acordo com as características de cada aplicação e evita efetivamente o desgaste por abrasão dos elementos filtrantes.
O pó coletado das mangas é desprendido das mesmas no processo de limpeza é