Cenários econômicos e tendências
II. PANORAMA ……………………………………………………………………. 6
III. PIB BRASILEIRO: CENÁRIO MACRO E TENDÊNCIAS ………………….. 8
IV. CONSUMO ……………………………………………………………………… 10
V. INVESTIMENTOS ……………………………………………………………… 11
VI. GASTOS DO GOVERNO EM BENS E SERVIÇOS ……………………….. 13
VII. EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES ………………………………………… 13
VIII. CONCLUSÃO…………………………………………………………………… 14
IX. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………. 15
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a capacidade de aplicação dos fatores macro-econômicos em uma decisão estratégica corporativa e elaborar cenários macro-econômicos para o melhor planejamento empresarial.
INTRODUÇÃO
A composição do trabalho teve como base uma decisão frente a um problema, onde o principal objetivo foi dar suporte a tal decisão através da definição de um cenário macroeconômico.
O tema escolhido teve como base o impacto da classe C e o questionamento quanto a futuros investimentos no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos por ser justamente um cenário recente dentro da economia brasileira onde este mercado era direcionado a classes de alto poder aquisitivo até pouco tempo.
Dividiremos o trabalho em tendências que ao final irão compor a estrutura de decisão.
PANORAMA
A indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou nos últimos anos crescimento vigoroso devido alguns fatores. Como exemplo, podemos citar a ascendência da mulher brasileira no mercado de trabalho, investimentos tecnológicos, aumento da expectativa de vida e em conseqüência a preocupação em termos de conservação / rejuvenescimento e ainda o aumento da renda já que esta categoria não depende do crédito e sim do aumento de renda. O crescimento do PIB brasileiro também é um dos grandes impulsionadores deste mercado, só no último ano foi superior a 7%. Se olharmos o