“Cenários da globalização e fragmentação”
1º Unidade: “Cenários da Globalização e Fragmentação”
Capítulo 1: Globalização e Regionalização:
Uma Nova Ordem Mundial.
Globalização: “Processo de interdependência entre os povos do planeta” – José Willian Versetini.
Características da Globalização: * Internalização da produção e dos mercados; * Políticas de Estado conjuntas; * Velocidade das transações comercias e financeiras; * Concentração do capital em grandes conglomerados empresarias.
Principais Problemas da Globalização: * Aumento das desigualdades socias entre os países; * Aumento intenso dos problemas ambientais; * Grande desigualdade de acesso aos meios de comunicação.
Ordens Geopolíticas Mundiais: * Velha Ordem Mundial:
Industrialização: Revolução Industrial, a Inglaterra era a maior potência da época (século XVIII).
Pós-Guerra: Iniciou-se logo após a 2º Guerra Mundial – Ordem Bipolar. Símbolo: Guerra Fria e o Muro de Berlim.
* Nova Ordem Mundial:
Surgem os grandes mercados (blocos) econômicos que passam a comandar o mundo, apoiados no poder bélico dos Estados Nacionais. O Estado passa de controlador para regulador da política e da economia.
Blocos Econômicos: * Nafta: Composto por três países, e há um grande desnível entre as economias de seus membros, tendo em vista os E.U.A como a maior economia mundial.
* União Europeia: É uma união econômica e política com 27 Estados-membros independentes que estão localizados na Europa.
* Mercosul: Mercado Comum do Sul formado por cinco países da América do Sul.
* Apec: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, de extrema importância no cenário econômico mundial.
* Sadc: Os objetivos do bloco é, em síntese, proporcionar o crescimento das economias dos países africanos, melhorando a qualidade de vida seu povo.
* Alca: Acordo de Livre Comércio das Américas. A Alca surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países