TRABALHO FILOSOFIA TATI E FE 1
FACULDADE UNIP
SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE
RESUMO
GLOBALIZAÇÃO E EFEITOS DE SUBJETIVAÇÃO
TATIANE DA SILVA MENDONÇA – RA. C08EEB-1
FERNANDA CORRALES - RA. C27EIJ-0
PROFESSORA - ELIANE PORTA
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1.1 RESUMO 2
1.2 “Globalização e efeitos de subjetivação” 2
CONCLUSÃO 5
BIBLIOGRAFIA 6
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de uma abordagem sobre a globalização e seus efeitos no mundo e os cenários da subjetivação. Onde buscam mudanças tecnológicas, políticas e sociais presentes em nível global, aos fenômenos subjetivos emergentes, cujas manifestações se fazem presentes.
1.1 RESUMO
1.2 “Globalização e efeitos de subjetivação”
A Globalização, palavra provinda de “Global”, traz consigo a ideia de um mundo evasivo; não traz uma igualdade socioeconômica, apesar de a ideia principal subjetiva ser esta. O problema do mundo globalizado não cumprir os seus pontos principais, é justamente a divisão que passa a existir uma vez que determinados espaços são tomados, e a liberdade, costumes e crenças são modificadas e muitas vezes manipuladas. Os cenários de destaque que sofrem a globalização são: Cultura e indústria cultura; fragmentação da vida societária; e o desenvolvimento da sociabilidade protegida.
Globalização e cultura – Por intermédio de comunicação em massa (TV, rádios, jornais, revistas, etc.), o mundo globalizado trabalha fazendo com que o cidadão, por sua vez, entenda que para estar dentro de um “padrão” e se encaixar em determinada “classe social” é necessário que ele invista em roupas, eletrodomésticos, automóveis, e interesses interculturais, por exemplo, que façam com que o monetário não pare de girar; a partir disto, as culturas começam a divergir umas das outras, haja vista que os costumes se diferenciam por conta de “tempo, espaço, idade” e etc. A cultura passa a seguir o que os manipuladores em massa