Cenário Musical brasileiro nos anos 80
Analisando o sucesso que algumas músicas tiveram ao longo da história de um país, talvez possamos ter uma ideia de como andava a cultura e o comportamento social dessa nação na época.
Podemos ter uma visualização da receptividade das pessoas em relação ao que lhes era oferecido e aceito como música (ou arte) e, assim, possivelmente vamos vislumbrar o comportamento e o pensamento da maioria dos cidadãos.
Como guitarrista e tendo como gosto predileto o rock, obviamente vou tentar destacar a participação do rock no decorrer dessa jornada. Para podermos falar a mesma língua, vou abordar apenas sucessos da indústria fonográfica, porque praticamente 99% dos sucessos provém exclusivamente dessas mega-corporações, tanto faz se rádio, TV ou internet.
As bandas de maior destaque foram : Legião Urbana , Barão Vermelho , Ritchie , Cazuza , Paralamas do Sucesso e muitas outras bandas, como, Ultraje a Rigor, RPM, Ira!, Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, Lulu Santos, Blitz, Lobão, Engenheiros do Hawaii, Camisa de Vênus, Plebe Rude, Capital Inicial (até o presente), Biquíni Cavadão, Roupa Nova, etc.
Enfim, o rock e a guitarra marcaram os anos 80 no Brasil e, até por conta de todo esse sucesso do movimento, constatamos o início do grande festival Rock in Rio em terras nacionais.
Resumo Cenário Musical anos 80
• A música popular brasileira passou por um período de transformações ao longo dos anos 1980. O show Rock in Rio, do início dos anos 80, serviu para impulsionar o rock nacional. Com uma temática fortemente urbana e tratando de temas sociais, juvenis e amorosos.
• Destaques da década : Circo Voador e os primeiros discos da Blitz, dos Titãs, de Arrigo Barnabé, do Itamar Assumpção, do Lobão, do Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e o disco da Gang e Legião Urbana.
• Destaque musical : Música Sonífera Ilha , Banda Titãs marcando assim consolidação da abertura política do