Trabalhos de escola de Lily
A música é um dois principais elementos da nossa cultura . Desde a pré-história já se reproduzia música , como conseqüência da observação dos sons da natureza. Por volta do ano de 60.000 a.C. há o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas. E se forma , basicamente , de uma mistura de sucessão de sons , misturados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo.
Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.
História da MPB - Música Popular Brasileira
Comemorado no dia 27 de setembro.
A MPB surgiu durante o período colonial brasileiro, a partir da misturas de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII , se misturou em nosso país , as cantigas populares, e os sons de origem Africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas européias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.
Na segunda metade do século XIX, surge o Choro ou Chorinho, a partir da mistura do lundu, da modinha e da dança de salão européia. Em 1899, a cantora Chiquinha Gonzaga compõe a música Abre Alas, uma das mais conhecidas marchinhas carnavalescas da história.
Já no início do século XX começam a surgir as bases do que seria o samba. Dos morros e dos cortiços do Rio de Janeiro, começam a se misturar os batuques e rodas de capoeira, com os pagodes e as batidas em homenagem aos orixás. O carnaval começa a tomar forma com a participação, principalmente de mulatos e negros ex-escravos. O ano de 1917 é um marco, pois Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba que se tem notícia : Pelo Telefone. Neste