Os filhos da Droga
Título: Os Filhos da Droga (Título original: Wie Kinder Von Bahnhof
Zoo)
Autor: Christiane Vera Felscherinow
Tradução de: Maria Eugénia Ribeiro da Fonseca
Editora e nº de Edição: Círculo de Leitores
Género Literário: Texto Narrativo
Tema: História Verídica sobre a Droga
Tipo de linguagem: Calão e familiar.
Autor
Christiane Vera Felscherinov nasceu em Hamburgo a 20 de Maio de
1962, é alemã e uma viciada em heroína. Tornou-se célebre por contribuir para o livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo (Filhos da Droga) que descreve a luta contra a droga.
Durante o seu julgamento num tribunal de menores, os jornalistas Kai
Hermann e Horst Hieck ficaram fascinados com o seu depoimento sobre o vício e pediram-lhe uma entrevista, que se estendeu por meses, e deu origem ao famoso livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo.
Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo sem consumir droga, garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia prendeu Christiane no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época, concedeu uma entrevista a uma revista alemã, onde confessou que nunca tinha deixado realmente de consumir droga.
Aos 46 anos de idade voltou a tomar drogas pesadas.
O seu filho vive actualmente numa instituição de menores nas redondezas de Berlim, e os avós deverão ajudar a decidir onde será a sua futura morada.
O novo drama de Christiane começou no início de 2008, quando ela e o namorado decidiram emigrar para a Holanda, levando a criança. Ao ter conhecimento do plano, a polícia alemã tirou a criança à mãe.
Pouco tempo depois, ela raptou o próprio filho e fugiu para
Amesterdão. Na capital holandesa, Christiane voltou a consumir heroína. Após uma briga com o namorado, Christiane regressou no final de
Junho de 2008 à Alemanha e o seu filho foi-lhe retirado pela segurança social.
Resumo da obra: Christiane era uma miúda de 6 anos quando se mudou para uma grande cidade, Berlim.