Cenário do estado moderno
Sociologia
CEWO
Professor: Marcelo Amado
Turma: 3003
Alunos: Estevão Carmona nº 04 Hevelin Santos nº 10 Joyce Pontes nº 16 Thaís Negreiros nº 31 Victória Fajardo nº 34
Cenário do estado moderno (pág:102)
1)Como o estado se mostra presente em seu cotidiano? Dê exemplos e reflita: a presença do estado é necessária nessas situações? Por quê?
R.: O Estado se torna presente:
- Quando faz campanhas de vacinação (é ele que paga para você ter saúde)
- Quando faz campanhas de use camisinha no carnaval (quer diminnuir o número de pacientes que contraem DSTs e vão se tratar no SUS)
- Quando fez a lei seca, que todos odeiam, mas isso é uma coisa boa e salva vidas.(ele quer diminuir o número em massa de acidentados atendidos no SUS)
- Quando faz campanhas sobre a dengue.
- Quando fez campanhas da importância do bom senso na hora de votar nos candidatos.
- Quando ele faz uma escola ou uma creche.
2)Você acredita que a iniciativa privada poderia desenvolver atividades na área da educação, saúde, segurança, transporte e habitação, de modo que todos tivessem acesso a serviços de boa qualidade, sem a presença de estado?
R.:A iniciativa privada pode desenvolver adequadamente qualquer atividade quando esse tipo de arranjo for adequadamente normatizado e houver alguma forma de medir a eficiência do desempenho nas atividades atribuídas à iniciativa privada e uma forma de punir/excluir quem não seguir as normas.
Não vejo como ter uma política extremista que elimine totalmente a presença do Estado. O Estado tem que estar presente ainda que seja meramente para verificar se os interesses sociais estão sendo atendidos. Há circunstâncias particulares em que a intervenção estatal é o único caminho a seguir.
Não há como ser 100% estatizante ou 100% privatizante. O segredo é atribuir responsabilidades com inteligência e criatividade.