dfggggg

1238 palavras 5 páginas
Introdução
A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa. O desenvolvimento da embalagem acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar agua e alimentos em algum recipiente, visando à sobrevivência própria, até o inicio das atividades comerciais e disseminação do uso das embalagens.
Atualmente estão presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funções variadas sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Conceito e classificação das embalagens
Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode varia. Para um Professional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante sua movimentação. Enquanto que para um Professional de marketing a embalagem é muito mais uma forma de apresentar o produto, visando atrair os clientes e aumentar as vendas, do que protege-lo.
Quanto à classificação a mais referenciada é a que a classifica de acordo com suas funções em primaria, secundaria, terciaria, quaternária e de quinto nível.
a) Primaria: é a embalagem que está em contato com o produto, que o contem. Exemplo: Vidro de Pepino, caixa de leite, lata de leite condensado.
b) Secundaria: é aquele que os protege a embalagem primaria. Exemplo: o fundo de papelão, com unidades de caixa de leite envolvidas em um plástico. É geralmente a unidade de venda no varejo.
c) Terciarias: São as Caixas, de madeira, de papelão, plástico.
d) Quaternária: É embalagens que facilitam a movimentação e armazenagem, qualquer tipo de

Relacionados