Cenário Cultural Módulo 3
“Certa vez os Pássaros se reuniram para escolher um rei e entre outros, o Pavão era um sério candidato. Abrindo em leque sua vistosa cauda, caminhando para cima e para baixo com grande afetação, ele fixava os olhos da tola multidão pela sua brilhante presença, sendo então, eleito por aclamação. A Gralha entrou então diante da assembléia reunida e assim falou ao novo rei: “Posso agradar sua majestade eleita, para permitir a uma humilde admiradora colocar uma pergunta. Como nosso rei, nós poremos nossas vidas e fortunas em suas mãos. Então, se a Águia, o Urubu, e a Pipa, fizerem um ataque a nós, que meios você usaria para nossa defesa?”. Esta pergunta expressiva abriu os olhos dos Pássaros à fraqueza de sua escolha, obrigando-os a cancelarem a eleição.”
O discurso na sala de aula pressupõe a existência de dois grupos diferentes: alunos que não possuem o conhecimento, mas têm o desejo de possuí-lo, e os professores que o possuem. Para que o processo de aprendizagem ocorra é necessário que haja um reconhecimento e um envolvimento recíproco com a aceitação de ambos e isso só é possível por meio da interação discursiva professor/aluno numa situação de sala de aula, pois somente a interação consolida o ensino/aprendizagem.
A peça nos leva a pensar em como é importante a interação dos alunos com o professor, pois se o professor não ativar a mente dos alunos a fazer questionamentos e a pensar, eles não argumentariam e aceitariam qualquer coisa que lhes fossem ensinada ou apresentada. Assim como na peça, se a Gralha não tivesse argumentado, todos que estavam na Assembléia aceitariam o Pavão como rei.
Os debates em sala de aula desempenham um papel importante na vida dos alunos e da nossa sociedade, a qual fazem parte dos objetivos prioritários as capacidades dos alunos para defender oralmente ou por escrito um ponto de vista, uma escolha ou um procedimento de descoberta, como citado em nosso material em Elaboração do Plano de