sdsdsdsd
A poesia clássica no Brasil – o Arcadismo e o Parnasianismo
Para início de conversa...
Frases como essas são comuns em nosso cotidiano, não é verdade?
Pois é! Em Literatura, a palavra ‘clássico’ tem origem na Antiguidade Clássi- ca, período que corresponde ao estilo artístico e cultural da Grécia Antiga, com- preendido entre os séculos VI e IV a.C.(antes de Cristo).
Linguagens,CódigosesuasTecnologias • LínguaPortuguesa 81
Figura 1: Partenon: um famoso exemplo da arquitetura grega, característi- co da Antiguidade Clássica.
Mais tarde, esse estilo passou a ser usado pelos romanos e esta herança continuou pelos diversos períodos político-culturais da Roma Antiga. Assim, essa época também é conhecida como Antiguidade Greco-romana.
Os ideais da Antiguidade Clássica serviram como modelo de arte e de estética para outras épocas. O Classicis- mo, que é a arte do Renascimento – renascer para os ideais greco-romanos – entre os séculos XIII e XVI, o Arcadismo, no século XVIII e o Parnasianismo, em meados do século XIX, também se utilizaram desses princípios greco-romanos para fazer poesia, ou seja, uma poesia clássica.
Este é o assunto que você vai estudar nesta unidade: as características que marcam a poesia clássica. Como o Brasil começa a ser colonizado no século XVII, esses princípios reaparecem no Arcadismo, movimento poético do Neoclassicismo, durante o século XVIII, e no Parnasianismo, já na segunda metade do século XIX.
Assim, quando usamos a palavra ‘clássico’, em qualquer situação, na verdade estamos nos reportando à heran- ça deixada pelos gregos e romanos da Antiguidade. Também nos referimos ao Classicismo, que recuperou e revalori- zou esses ideais na forma de fazer arte, de viver e de pensar, na representação do homem e do mundo que serviram como orientação e modelo de criação artística até os nossos dias.
Então, bom estudo!
Objetivos de aprendizagem
Analisar textos literários, considerando os recursos expressivos e