sdsdsdsd
A Evolução da Gestão de Compras
Devido à globalização, à grande evolução da industrialização e o surgimento de novas tecnologias que aceleraram os processos administrativos e o mercado consumidor competitivamente, a administração de materiais surge como uma ferramenta para que as atividades de uma organização não sejam interrompidas ou atrasadas devido a falta de materiais.
A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações. (FARIA, 2011).
A gestão de compras aliada a estratégia da organização, tem como papel garantir a eficiência e eficácia da aquisição dos materiais certos, na quantidade correta, na data exata e com os preços e qualidade que a organização estipulou como sendo os mais vantajosos.
Sendo assim, pode-se definir também a administração de compras da seguinte maneira:
A gestão da aquisição – a conhecida função de compras – assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros. (VIANNA, 2008).
A área de compras dentro de uma organização também é responsável pelo cuidado dos níveis de estoques. De acordo com (VIANNA 2008), embora altos níveis de estoques possam significar poucos problemas com a produção, acarretam um custo exagerado para sua manutenção. Esses altos custos para mantê-los são resultantes de despesas com o espaço ocupado. Por outro lado, baixos níveis de estoque, podem fazer com que a empresa interrompa seu processo de produção e atrase a entrega de produtos ou serviços.
A importância e a