Centros de custo s o unidades de uma organiza o
Centros de custo são unidades de uma organização, por vezes conhecidos por departamentos, que não produzem rendimentos diretamente. No entanto, os centros de custo contribuem para a obtenção de resultados de forma indireta.
Por exemplo, o departamento de investigação e desenvolvimento pode não ser responsável diretamente pelo aumento das vendas de uma empresa, mas poderá fazê-lo indiretamente se conceber novos produtos que agradem aos consumidores.
Todas as áreas de apoio são centros de custo. As relações públicas, por exemplo, embora não afetam diretamente o nível de vendas, acabam por fazê-lo indiretamente na medida em que contribuem para o desenvolvimento do mercado. As áreas de apoio têm como clientes outras áreas da empresa. Tratam-se, portanto de clientes internos.
O que são métodos de rateio de custos?
Custeio significa apropriação de custos. Assim, existem, basicamente, três métodos. É importante lembrar que os métodos de custeio são aplicados aos custos indiretos e buscam a melhor forma de levá-los ao custo total do produto, já que os custos diretos são plenamente identificáveis por produto O que é método de rateio ABC e suas vantagens e desvantagens?
O sistema ABC corresponde ao custeio baseado em atividades. Esse sistema parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas pela empresa geram custos, e os diversos produtos consomem/utilizam essas atividades. Na operacionalização do sistema, procura-se estabelecer a relação entre atividades e produtos, utilizando-se o conceito de cost drives, ou direcionadores de custos. Apuram-se os custos das diversas atividades, sendo esses custos alocados aos produtos via direcionadores”.
Vantagens
- Proporciona melhor visualização dos fluxos de processos;
- Identifica os produtos e clientes mais lucrativos;
- Eliminam/reduzem atividades que não agregam aos produtos um valor percebido pelo cliente;
- Melhoram significativamente sua base de informações para tomada de