CENTRO UNIVERSIT RIO DE LAVRAS
Pesquisa
Metodologia Científica.
Aluno: José Otávio Bento Macêdo Marques
1º Período – Direito/ Noturno.
1) Conceitue os tipos de conhecimento e dê exemplos para cada uma deles. No mínimo um para cada.
R= Conhecimento Empírico: Surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro da realidade humana. Não está calcada em investigações. Com base no conhecimento empírico pode-se saber que uma determinada ação provoca uma reação, sem que, contudo, se saiba qual o mecanismo que leva da ação à reação.
Exemplo disso foi, durante séculos, o conhecimento de que largado um objeto, ele entra em queda livre até que encontre algo que o sustenha, mesmo antes de ser conhecida a teoria da gravitação.
Conhecimento Teológico: Preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
Exemplos: Textos sagrados, tais a Bíblia, o Alcorão, as Escrituras de Nitiren Daishonin, entre outros.
Conhecimento Filosófico: Surge da relação do homem com seu dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações. Não é um conhecimento estático, ao contrário sempre está em transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação.
Exemplo: Um exemplo característico de conhecimento filosófico é a própria Filosofia, fundamentada no estudo de ideias por meio de reflexão e raciocínio lógico. Por serem objeto de estudo as ideias, não é possível a realização de experimentos ou mesmo verificação das hipóteses propostas. São exemplos de filósofos Platão e