Centro Universit rio de Belo Horizonte
Ergonomia
Isabela Aparecida
Karine Santos
Raquel Medeiros
Isabel Naara
Gabriela Leão
Danielle Salgado
Ivanete Resende
Orientador: Uemersom
Belo Horizonte 2015
Antropometria e sua aplicação na ergonomia
Antropometria conceito e histórico: antropometria era considerada uma pseudociência até meados do século XX. Neste período, destaque-se o uso das técnicas antropométricas pelos nazistas, que usavam modelos de comparação corporal para tentar distinguir os indivíduos de raça Ariana dos não-Arianos, através do Departamento para o Esclarecimento da Política de População e BemEstar Racial.
Atualmente, a antropometria é aplicada em diversas áreas da medicina para estudar as doenças e anomalias que afetam as dimensões do organismo humano.
O ramo que acompanha o desenvolvimento do corpo infantil, por exemplo, chamase Puericultura e está inserido no campo da Pediatria.
Aplicação na ergonomia: A ergonomia utiliza técnicas da antropometria para adaptar o ambiente de trabalho ao ser humano, por exemplo: criando cadeiras, mesas, tesouras e demais objetos que sejam mais fáceis e confortáveis de se manusear; criando objetos que se adaptem ao corpo humano.
Antropometria estática
A antropometria estática é aquela em que as medidas se referem ao corpo parado ou com poucos movimentos.
Ela deve ser aplicada ao projeto de objetos sem partes móveis ou com pouca mobilidade, como no caso do mobiliário em geral. A maior parte das tabelas existentes, são de antropometria estática. O seu uso não é recomendado para projetos de máquinas, ou postos de trabalho com partes que se movimentam.
Nesse caso, deve-se recorrer à antropometria dinâmica.
Antropometria dinâmica
Refere-se aos pequenos movimentos se aos pequenos movimentos realizados pelos segmentos corporais nos três planos. Realizados pelos segmentos corporais nos três planos.
Antropometria Funcional
Refere-se a análise dos movimentos específicos de uma atividade considerando
os