Centro de massa e movimento linear
RESUMO
N mecânica clássica,centro de massa de um corpo e um ponto onde pode ser pensado que todas as massas do corpo esta concentrada para calcular vários efeitos.o centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico e nem precisa estar dentro do corpo.
Na física o centro da gravidade e o centro de massa podem ser certas circunstancia, e podendo utilizar os termos de maneira cabíveis mesmo tendo um conceito diferente. Para que geometricamente o centro de massa tendo desigualdade uniforme ou distribuição de matérias através do objetivo tendo certas propriedades como a simetria. Para que um centróide coincide com o centro da gravidade, o centróide deve coincidir com o centro de massa e o objetivo deve estar sobre a influência de um campo gravitacional uniforme. Em um tratamento de sistemas de massas pontuas o centro de massas e o ponto onde se concentra toda massa do sistema.
O centro de massa e movimento linear que um corpo gira ou vibra existindo um ponto nesse corpo, chamado centro de massa, que desloca da mesma maneira que se deslocaria uma única partícula com a massa deste corpo e sujeito a mesmo sistema de força.
Uma bola arremessada para cima segue uma trajetória parabólica ou centro de massa de um taco de beisebol lançado para cima com um movimento de rotação também mais o outro ponto do taco segue a mesma trajetória mais complexas. Sistema de partículas uma dimensão que vamos definir inicialmente a posição xcm do centro de massa para um sistema de duas partículas de massa m1 e m2 e que ocupa a posse para um sistema de n corpos disposto ao longo de uma linha reta x1 e x2 podendo fazer uma extensão da definição anterior. Sistema de partícula de duas dimensão para a definição do centro de massa um sistema de n partículas distribuídas em um plano, podemos por analogia com as definições anteriores considerar que:
Exemplo
Quais as coordenadas do centro de massa das três partículas que a unidade das