Centro de Distribuição
Vantagens de um CD
A implementação de centros de distribuição na cadeia de abastecimento surge na necessidade de se obter uma distribuição mais eficiente, flexível e dinâmica, isto é, capacidade de resposta rápida face a procuras cada vez menores, mais frequentes e especificadas.
Compartilha-se, assim, a redução de custos por entre as entidades cooperantes na distribuição do produto e evita-se pontos de estrangulamento, entre outras vantagens do trabalho em parceria (Farah, 2002, p. 44).
Uma outra vantagem, deve-se ao facto deste mecanismo de ligação «fábrica – cliente» permitir o atendimento adequado a diversos pontos de venda menores, como quiosques, cafetarias ou restaurantes, com uma elevada taxa de entrada e saída de produtos, tendo estes, normalmente, um curto prazo de validade (alimentação) ou um pequeno período de comercialização (jornais) (Farah, 2002, p. 45).
Aspectos condicionantes na escolha de um CD
Na escolha de um CD devemos ter em conta o seguinte (Farah, 2002, p. 45):
A quantidade de intermediários existentes e/ou necessários;
A diversificação dos canais de distribuição;
A dimensão da área a ser atendida e os requisitos mínimos necessários para efectuar um serviço com qualidade e eficiência;
As características do produto a ser entregue;
A estrutura operacional mínima necessária.
Como armazéns intermédios, os centros de distribuição precisam estar atentos às novas procuras empresariais.
Centro de Distribuição Avançado
Uma questão básica do gerenciamento logístico, é como estruturar sistemas de distribuição capazes de atender de forma econômica os mercados geograficamente distantes das fontes de produção, oferecendo níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento. Neste contexto, a atenção se volta para as instalações de armazenagem e como elas podem contribuir para atender de forma eficiente as metas estabelecidas de nível de serviço. A funcionalidade