Centro de Distribuição
A atividade de tomar decisões é crucial para as organizações. Esta atividade acontece a todo tempo, em todos os níveis, e influencia diretamente a performance da organização. Este processo precisa ser bem compreendido para ser levado a bom termo.
Neste trabalho, o processo decisório é discutido em seus pontos considerados mais relevantes. Trata-se sobre algumas conclusões básicas, a importância e os níveis administrativos que ocorrem as decisões. Em seguida, o mo9delo de decisão de Simon é discutido pelo fato de ser considerado clássico, simples e bastante utilizado.
A dificuldade em se ter a decisão perfeita é contemplada quando se discute as dificuldades encontradas no momento da decisão e a racionalidade das decisões. As considerações feitas sobre as dificuldades encontradas no momento da decisão baseiam-se principalmente em Kendall e Kendall (1991). São estas abordagens de dificuldades que se baseia o trabalho.
2. Conclusões sobra a decisão
O ato de tomar decisão é inerente a todos os seres humenos. Este ato acontece nas mais variadas circunstâncias, idades e posições sociais dos indivíduos. A simples escolha de um programa de TV ou de vestuário envolve uma tomada de decisão. Também os demais animais tomam decisões. O predador uando escolhe o caminho e o momento para atacar a presa, esta tomando uma decisão.
A decisão de modo genérico, possui dois objetivos: a ação no momento e a descrição de um futuro (Simon, 1995, p.54). Esta ação no momento possui uma qualidade imperativa, pois seleciona um estado de coisas futuras em detrimento de outro e orientam o comportamento rumo à alternativa escolhida. A descrição de um estado futuro, num sentido estritamente empírico, pode ser correta ou errada.
A intimidade da decisão com a organização é bastante estreita. A organização é um local onde as decisões são freqüentemente tomadas e é este o processo que constantemente reorienta seus objetivos. Estas são as decisões administrativas, que, segundo