a origem das especies
CREATION é a história de Charles Darwin e a ideia mais explosiva da história. O grandioso e ainda controverso livro de Darwin, A Origem das Espécies mostra a natureza como um campo de batalha. Em CREATION o campo de batalha é o coração de um homem.
Dividido entre o amor por sua esposa profundamente religiosa e sua crescente crença em um mundo em que não há lugar para Deus, Darwin se encontra pego por uma luta entre a fé e a razão, o amor e a verdade. Este não é o homem de barba grisalha que a maioria das pessoas imagina quando pensa em Darwin.
O Darwin que encontramos em CREATION é um jovem e vibrante pai, marido e amigo, cuja saúde física e mental gradualmente se curva sob o peso da culpa e do luto pela perda de uma filha. Finalmente é o fantasma de Annie, sua adorada filha de 10 anos que lhe tira da escuridão e o ajuda a se reconectar com sua esposa e família. Só então ele é capaz de criar o livro que mudou o mundo.
Contado como uma colagem de cenas do passado e do presente, entrelaçado por histórias de animais exóticos e sonhos sombrios de uma mente perturbada, CREATION é um filme que vai provocar, entreter, e finalmente mexer profundamente com você." O filme é muito bom. A história de "Criação" compreende o período em que Darwin já havia voltado de sua viagem ao redor do mundo. O período anterior a viagem somente é mostrado em alguns "flashbacks". Sendo assim, para quem achava que ia encontrar Darwin coletando ou passando por aventuras dentro do Beagle vai ficar decepcionado. Mas acredito que por pouco tempo.
O filme mostra as crises de consciência que Darwin teve durante a interpretação dos dados coletados e do começo da redação de "A Origem das espécies". Em alguns momentos, o filme fica mais próximo das ciências humanas do que das ciências biológicas. As crises existenciais e, em alguns momentos, os surtos de Darwin. O filme se prende muito ao duelo