A Origem das Espécies
PROJETO
PEDAGÓGICO
–
EVOLUÇÃO: SELEÇÃO NATURAL;
Atividade desenvolvida na disciplina de didática. 1. Tema
Evolução: Seleção Natural
2. Justificativa
Este ano marca o bicentenário do nascimento de Charles Robert Darwin (1809-1882) e os 150 anos da publicação da Origem das Espécies, portanto um ano em que os alunos devem ter conhecimento e saber a importância de Darwin para o mundo científico.
3. Objetivos
3.1. Gerais
* Ensinar a seleção natural e como ocorre na natureza quando as condições ambientais e ecológicas desfavorecem a sobrevivência de várias espécies.
3.2. Específicos
* Entender o processo da evolução com base na teoria de Darwin;
* Simular como ocorre na natureza a extinção e a seleção natural, em relação à disponibilidade de recursos alimentares e as diferenças morfológicas entre as espécies.
4. Fundamentação Teórica
Evolução significa mudança; mudança na forma e no comportamento dos organismos ao longo das gerações. As formas dos organismos, em todos, desde seqüências de DNA até a morfologia macroscópica e o comportamento social, podem ser modificados a partir daquelas dos seus ancestrais (RIDLEY, 2006).
O fato da evolução foi proposto por vários pesquisadores, no final do século XIX, incluindo o Conde de Buffon, Erasnus Darwin (avô de Charles) e o eminente biólogo francês
Jean-Baptiste Lamarck. O próprio Darwin citou Lamarck como o primeiro escritor “cujas
2
conclusões sobre o assunto despertam muita atenção”. Em trabalhos publicados em 1809 e
1815, Lamarck expôs a noção de que todas as espécies, inclusive a humana, são derivadas, por evolução gradual, de outras espécies. Esse processo foi impulsionado, segundo Lamarck, pela herança de características adquiridas e por uma tendência inerente a todos os organismos de progredir das formas mais simples para as complexas. A fim de explicar a existência continuada das formas simples de vida, Lamarck sugeriu que essas