centro de controle operacional
Jose Antonio Oliveira de Rezende1, Caio Fernando Fontana2 e Fabio Pires3
1,2,3Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - USP E-mails: joseaorezende@gmail.com, caioffontana@uol.com.br, fabiopires@usp.br
RESUMO
O artigo apresenta um sistema de controle inteligente integrado, com vários setores produtivos e gerenciais para a gestão de produtos siderúrgicos em área primária, com os demais sistemas internos e externos à empresa. Todo o processo operacional e logístico é acompanhado por um sistema de gestão que permite a consulta on-line do status do produto comercializado. Para a venda de produtos, como chapas grossas, bobinas a quente, bobinas a frio, chapas finas a frio e blanks (chapa estampada), são hierarquizados em lotes, pedidos, item e volume. Sendo que no lote podem ser solicitados pedidos, de diferentes qualidades de aço. Em cada pedido existem dimensões e/ou composições químicas distintas entre si, divididos por itens, onde são quantificados os volumes.
Sobre a armazenagem....
Palavras-chave: Armazenagem, Controle, Tecnologia, Produto Siderúrgico, Produtividade.
INTRODUÇÃO
O sistema portuário tem passado por várias fases, desde sua primeira movimentação de carga, nos primórdios da navegação até o inicio do século vinte e um.
1 SISTEMA DE CONTROLE INTELIGENTE E AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO SETOR PORTUÁRIO.
As empresas siderúrgicas precisam otimizar seus sistemas de controles, para melhorar os produtos e serviços, e, consequentemente ganhar tempo, reduzir custos e agregar valores para a produção, gestão e resultados econômicos, para isso se utiliza de várias tecnologias de controle e gerenciamento.
Muitas tecnologias são utilizadas para o controle inteligente de armazenagem de produtos siderúrgicos, no sistema portuário, para auxiliar no controle da produção, planejamento, gerenciamento, etc., como o SAP, SGP, SISTER.