CENTRO DE CI NCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS (1°P) NOTURNO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: JOSÉ EUSTÁQUIO NARCISO
DATA: 27/06/2015
AVALIAÇÃO ESCRITA:01
Acadêmico (a): DENES ÁLVARO DE MAGALHÃES No...........
Do Mito ao Logos
Disserte, de 20 a 30 linhas, o que significa dizer que “...a Cultura grega passou do mito ao logos...”
O mito é uma narrativa sobre a origem de algumas coisas, a explicação do mundo através de teogonias. Antigamente, os gregos tinham o mito como um discurso verdadeiro que explicavam a origem do mundo ou até mesmo tinha a função de acalmar quando algo inexplicável acontecia. Tendo que ser pronunciado por uma pessoa que inspirasse confiança para ter credibilidade, pois ele não podia ser contestado ou questionado.
Entretanto, algumas pessoas não acreditavam muito nos mitos e tinham a necessidade de buscar outras explicações para o surgimento de todas as coisas, pois com o passar dos tempos e a descoberta de coisas como a escrita ele encontrava dificuldades e não tinha mais o poder de explicação dos fenômenos ocorridos. Essas pessoas foram os filósofos pré-socráticos que tinham a necessidade de buscar a explicação do mundo sem recorrer aos mitos. Assim eles passaram a buscar um princípio universal de todas as coisas. Entre esses filósofos estão Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Heráclito de Éfeso, entre outros que buscavam explicar o mundo e procuravam o princípio de todas as coisas, usavam o encadeamento de ideias para chegarem aos conceitos, assim como buscavam criticar os pré-conceitos para a formação de um caráter crítico.
Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da filosofia que pode ser definida como a análise racional do