centelhadores de cerca elétrica
A IMPORTÂNCIA DO USO DE CENTELHADORES PARA PROTEGER SUA CRIAÇÃO E SUA PROPRIEDADE.
OS ERROS MAIS COMUNS AO INSTALAR CERCAS ELÉTRICAS
(c) py5aal Se um raio atingir um equipamento diretamente, não existe ainda dispositivos capazes de protegê-lo. Ao ar livre, e com umidade relativa normal, são necessários cerca de 10 kV para se produzir uma centelha de 1 cm (Veja aqui uma centelha de 12 kV), 1.000.000 de volts para 1 metro (Baixe e veja aqui) e 1.000.000.000 de volts para 1000 metros, ou seja, dependendo de certas condições, um raio chega a ter bilhões de Volts.
(c) py5aal O real papel dos centelhadores desta forma, é evitar que cargas estáticas, (criadas pelo atrito do vento com a antena, cabos, estruturas, fios, cercas elétricas, etc., ou outros tipos de descargas, chamadas ''secundárias'') e outras causadas pela ''indução'' das descargas principais, atinjam valores capazes de danificar, ou mesmo destruir componentes eletrônicos e equipamentos.
(c) py5aal Os centelhadores comerciais são basicamente construídos com dois eletrodos muito pŕoximos, encerrados numa ampola com gás inerte, que evita que os mesmos sofram corrosão pelo centelhamento. Um destes eletrodos deve estar conectado à terra, para onde estas cargas elétricas devem ser desviadas.
É possível construir centelhadores, ou mesmo fazer sistemas simples para descarregar pulsos de eletricidade para a terra, para tal, bastam alguns materiais que existem em qualquer propriedade rural, não necessitando assim de onerosos componentes elétricos.
A construção de um centelhador é bastante simples, veja embaixo a sugestão:
(c) py5aal Existem outros métodos, mas o principal é que a parte do ''vivo'' da cerca esteja a 1 cm do ''terra'', isto impedirá que pulsos de alta tensão superiores de 10.000 V atinjam o aparelho. Também podem ser instalados, ao longo da cerca, sistemas bem simples de descargas, ou os centelhadores. Basta usar um ferro de construção como