Bobina de Tesla
AVISO: cuidado com a alta tensão, a saída da bobina de tesla, pode não matar, mas causa queimaduras de até 3º grau, certifique-se sempre de que o raio esteja indo primeiro para um condutor e depois para sua mão (você pode segurar um bastão de ferro e atrair o raio com ele), a altas freqüências e a baixa corrente, não dão a sensação de choque, mas podem queimar. Mesmo com um condutor na mão não é recomendado atrair os raios com sua mão, pois em bobinas de tesla maiores, podem se causar queimaduras internas.
Depois de vários dias pesquisando sobre bobina de tesla e como elas funcionam, resolvi montar uma. No começo tentei com um Flyback, não tive sucessos (Porém agora já sei como montar com um flyback, postarei algum dia o tutorial com flyback ou bobinas de ignição auto motiva). O Principio de funcionamento da bobina de tesla, é bem simples, sendo fácil de qualquer um montar. Abaixo vai um esquema básico:
Funcionamento
O Transformador para neon, carrega o capacitor C1 quase que diretamente através da bobina
B1, quando a carga chega na voltagem ajustada pelo Spark Gap, o mesmo abre um arco, descarregando o capacitor sobre a bobina B1.
Como a bobina B1 está acoplada magneticamente a bobina B2, a energia de B1 é gradualmente passada para B2, como o numero de espiras do secundário é maior, a voltagem aumenta e a corrente cai.
Se a energia transferida não foi suficiente no secundário, ela irá retornar para o primário, gerando outra oscilação. Quando a energia é suficiente no secundário, o Spark Gap tende a se fechar, isolando a energia no secundário, onde ela ficara oscilando até se dissipar. Logo após o ciclo se inicia novamente carregando o capacitor.
Mas não se preocupe, isso normalmente ocorre milhares vezes por segundo dando um raio continuo (se bem ajustada) na saída da tesla.
Montagem
A primeira coisa a se fazer é comprar as peças nescessarias, abaixo darei uma lista e algumas fotos:
Um transformador de neon (NST)