Censo demográfico do estado do ceará - 1980
O Plano de Divulgação do Censo Demográfico Brasileiro de 1980 compreende três conjuntos de tabulações:
- O primeiro conjunto contendo dados de totais da população e dos domicílios;
- O segundo conjunto, em caráter preliminar, resultados sobre as principais características investigadas, constantes no questionamento de amostra;
- O terceiro conjunto compõe a divulgação dos resultados definitivos referentes a todo elenco da investigação.
Antigamente, os censos levavam em conta apenas a quantidade de habitantes do local, porém após um período, passou a elaborar outros diversos fatores, essenciais para a vida dos habitantes como a agricultura, por exemplo.
O recenseamento de 1980 contou com o atendimento de solicitações da ONU e foi feito de exclusivo caráter para o Censo, não podendo ser levado em conta como prova jurídica, por exemplo. Teve-se como data de referência a noite de 31/08/1980 para o dia 01/09/1980. Levou-se em conta questões como sexo, idade, religião, cor até migrações internas e características econômicas. Também se considerou os domicílios particulares ocupados, onde foram aplicadas perguntas do âmbito de quantidade de cômodos. Não foram consultados membros de tribos arredias a contatos e estrangeiros embarcados em navios/aeronaves também estrangeiros.
Base Geográfica:
No preparo da base geográfica do Recenseamento Geral de 1980, foram elaborados os mapas municipais com base nas folhas topográficas mais atualizadas existentes no final da década de 1970, nas folhas planimétricas do Projeto RADAM (Radar da Amazônia) e nos Mapas Municipais Censitários usados no VIII Recenseamento Geral.
Para coleta de informações, os municípios foram divididos em setores.
Plano de Amostragem:
Foram investigadas para todas as pessoas, as seguintes características: situação do domicílio, sexo, condição de presença, condição do domicílio, idade e alfabetização.
Por amostragem, foram investigados os quesitos referentes à composição da família,