Cenario macroeconomico
CAMPUS CENTRO
Professor: Júlio Netto
Aluno(s): Diogo Custodio Carvalho
Suelen da Silva de Oliveira
Matéria: Finanças Corporativas
Cenário otimista:
Com a redução do preço da energia elétrica com desemprego chegando perto do piso e salário subindo, a inflação em 2013 será segurada evitando o aumento da taxa básica de juros e assim possibilitar maior crescimento da economia. A esperança é que com a redução do preço da energia elétrica as famílias brasileiras possam obter uma folga para aumentar o consumo interno no país, através destes gastos será obtido um aumento no PIB e os empresários aumentaram seus investimentos e não precisaram elevar os preços para garantir sua margem de lucro e assim a inflação ficará abaixo de 5%.
Cenário realista:
A pouca habilidade governamental com falta de uma mudança na politica fiscal que passou a ser resultado e não meta do governo, crescimento do PIB abaixo do esperado mesmo com incentivos que o governo deu a economia e a produção industrial abaixo do esperado.
Cenário pessimista:
Levando em consideração a crise internacional, existe até mesmo a possibilidade de recessão por parte da economia brasileira, nos últimos trimestres o que se viu na economia foi uma forte desaceleração e ao governo sobra ainda pouca folga orçamentária para que seja realizado um programa de investimentos.
Além do que foi mencionado no paragrafo anterior, existe a disputa da taxa de câmbio, pois existe uma valorização do real em curto prazo e o desempenho do Brasil no setor externo não é dos melhores.
Dados os cenários acima, chegamos a conclusão que a expectativa econômica será pessimista com elevação da inflação apesar dos incentivos do governo, crescimento abaixo do esperado, aumento da taxa de juros, maior controle da entrada de capitais através de um regime de