cena
Monócitos
São leucócitos agranulares, é a maior célula encontrada na corrente sanguínea, sendo produzida na medula óssea. Os monócitos quando se deslocam para os tecidos, recebem o nome de Macrófagos. Estes macrófagos são responsáveis pela proteção dos tecidos.
Neutrófilos
Possui no seu interior granulações finas e delicadas, que não possuem afinidade com os corantes hematológicos. Essas células são responsáveis pela fagocitose de pequenos microrganismos.
Eosinófilos
São leucócitos com um diâmetro maior do que os neutrófilos, as suas granulações são cor de laranja e seu núcleo é bilóbular. Circulam no sangue por 8 horas, seguem para os pulmões, pele e trato gastrointestinal, onde serão eliminados.
Basófilos
Possuem uma forma esférica e um núcleo irregular. Apresenta um citoplasma levemente basofílico (cor azul) e quase sempre ofuscado pelos vários grânulos grosseiros corados de roxo. Os grânulos estão dispostos irregularmente cobrindo também o núcleo. Apresentam dois lóbulos e raramente três ou mais. Fundamentação teórica
Para a realização desta atividade laboratorial foram necessários conhecimentos sobre o sistema imunitário bem como dos diferentes tipos de leucócitos.
Os seres vivos possuem mecanismos internos de defesa, que constituem o sistema imunitário, protegendo-os de doenças causadas por agentes patogénicos, conferindo imunidade.
O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células capaz de reconhecer os elementos próprios (toxinas por ele produzidas) e estranhos ao organismo (agentes patogénicos) e de desenvolver mecanismos que o protegem permitindo assim o seu bom funcionamento.
As respostas imunitárias podem constituir uma defesa não específica, uma vez que promovem uma proteção geral contra os agentes patogénicos destruindo a maioria deles, ou uma defesa específica, que combate