CEM Pronto
Introdução 1
Objectivo do trabalho 2
Definição 3
Compatibilidade electromagnética (CEM) 3
Conceitos essenciais usados em compatibilidade electromagnética 3
Principais tipos de perturbação 5
Perturbação de baixa frequência harmónicos 5
Desequilíbrio 5
Problemas típicos de CEM 6
Evolução do problema 6
Causas da CEM 6
Normas para equipamento electrónico 6
Normas de Compatibilidade electromagnética 6
Factores que contribuem para a interferência electromagnética 7
Aplicações do CEM 7
Conclusão 8
Referências 9
Introdução
O presente trabalho aborda acerca de Compatibilidade Electromagnética, narrando sobre conceitos essenciais em uso, principais perturbações, efeito e problemas típicos da CEM.
A utilização maior de equipamentos electrónicos mais complicados, com frequências mais elevadas, a poluição electromagnética é omnipresente e a Compatibilidade Electromagnética (CEM) se torna uma disciplina obrigatória e muito importante a fim de garantir o funcionamento correcto de um equipamento ou aparelho.
Objectivo do trabalho
Este trabalho tem como objectivo principal descrever imunidade electromagnética em equipamentos electrónicos, a partir de normas nacionais e internacionais que tratam dos testes referentes a esta área, permitindo aos fabricantes a verificação, em tempo, do desempenho destes produtos, adequando-os às exigências dos órgãos normativos do sector.
Definição
Compatibilidade electromagnética (CEM)
É a capacidade entre dois dispositivos, electrónicos ou eléctricos, de operarem em um determinado ambiente, cada um gerando perturbações electromagnéticas de forma diferente e manterem-se dentro de padrões aceitáveis de operação.
A falta de compatibilidade, acontece por exemplo quando as imagens de um televisor são afectadas pelo ruído induzido por um liquidificador ou outros