celulose
Finalidade
A finalidade da lavagem de polpas é remover economicamente a quantidade máxima de material orgânico dissolvido e inorgânico solúvel presente na polpa no final do cozimento da madeira, utilizando a mínima quantidade possível de água fresca ou reutilizada (condensado por exemplo ou filtrado mais limpos de outros setores da fábrica). Qualquer material sólido dissolvido presente na suspensão de fibras após deixar o sistema de lavagem interfere significativamente no branqueamento (aumentando o custo operacional desta fase do processo comprometendo a qualidade), além de ser uma fonte de poluição hídrica (DBO, DQO, cor) quando estes sólidos alcançam o sistema de tratamento de efluentes.
Conceitos importantes
Licor negro
No final do cozimento, a fração líquida (licor negro) contém a lignina e outros componentes solúveis em álcali derivados da madeira, combinados com o material inorgânico originado do licor branco. A característica do licor negro dependerá inteiramente da espécie de madeira utilizada, quantidade e conteúdo do licor de cozimento, e do grau de deslignificação. A massa de celulose chamada pasta marrom ou polpa de celulose que sai do digestor carrega frações deste licor e consequentemente também seus constituintes.
Grau de deslignificação
O número kappa é um excelente meio de estabelecer a quantidade de lignina que permanece na polpa no final de um ciclo de cozimento. Polpas oriundas de madeira de fibra curta apresentam um kappa entre 12 e 18 após o digestor, enquanto nas polpas de fibra longa a faixa está entre 23 e 35, o que representa aproximadamente um teor de 3,5 – 5,2 % de lignina. Então uma maneira de avaliar ou dimensionar uma planta de lavagem de pasta é sabermos qual o número kappa desta pasta em diferentes etapas do processo.
Fator de diluição
A lavagem de polpas de celulose é uma operação fundamental que influi significativamente no consumo de energia do processo. Sabe-se que