Celulose
Rodrigo Nunes Bertolani
Pedro de Souza U. Chã
Arthur Britto
Organização Industrial - Ednilson
Resumo
O presente trabalho teve por finalidade apresentar os dados básicos do setor de Celulose e Papel, de forma a deixar clara a importância desse setor para economia brasileira, além de deixar clara a estrutura industrial e as formas de concorrência do setor.
Palavras-chave: Celulose. Papel. PIB. Emprego. Renda.
Introdução
No Brasil o setor produtivo de papel e celulose contribui de forma relevante para o desenvolvimento do país, que por possuir o menor custo de produção do mundo. Segundo dados mais recentes encontrados, 2012, o Brasil foi o quarto produtor mundial de celulose, o nono produtor de papel e, também, um dos quinze maiores mercados consumidores. Isso se deve ao fato do Brasil deter avançada tecnologia no plantio e um imenso maciço florestal com elevado potencial de exploração econômica.
A indústria brasileira de papel e celulose tornou-se bastante competitiva no âmbito internacional, em face de condições favoráveis de qualidade e quantidade de recursos naturais disponíveis, além de haver desenvolvido modernas tecnologias, compatíveis com o desenvolvimento sustentável. Diante de suas potencialidades competitivas, o setor de celulose e papel nacional mostra-se apto a contribuir para o crescimento das exportações.
1. Características do processo produtivo
A cadeia produtiva de papel e celulose caracteriza-se por um alto grau de investimento e pela sua longa maturação. Possui significativa presença de economia de escala aonde, a produção de pasta de celulose, apresenta uma das escalas mais elevadas. Neste setor as empresas atuam integrando todas as etapas do processo produtivo, desde a exploração florestal até a comercialização de celulose e papel.
A localização das fábricas está intimamente ligada à concentração dos ativos florestais, de propriedade das empresas e de seus fornecedores de