Celulas troncos
Existem diversos tipos de uma importância muito grande para a nossa vida, estamos falando de células tronco, delas podem ser originadas outras células e quem sabe promover a cura de muitas doenças, como por exemplo, o câncer.
O congresso nacional aprovou uma lei que permite o uso de células tronco para qualquer fim dentro da medicina, mas a lei de biossegurança aguarda uma aprovação na câmera dos deputados.
Os estudos realizados com células tronco, tem originado um grande debate. O primeiro relato de pesquisas em célula tronco utilizando células embrionárias humanas foi divulgado em 1998 pela equipe do professor James A, Thomson ano em que o também professor John D.Gearhart realizou pesquisas com células troncos fetais humanas.
O que é células tronco?
Células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco: Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e, Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. Considera-se pluripotentes células embrionárias por que pode contribui para geração de todas as células de organismo vivos.
As células troncos serve para produzir células e tecidos para terapias medicinais, inclusive essa é uma das suas principais aplicações, mas também existem outras aplicações para as células troncos, como por exemplo: A possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide.
As células troncos é encontradas em blastocistos (embriões recen fecundados),