celula vegetal e animal
Neste relatório, realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tenciona-se tratar sobre o trabalho prático, no qual se observou células do tecido da epiderme das túnicas da cebola, células da mucosa bucal e células de uma folha através do microscópio óptico.
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos.
As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática.
É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais. As células vegetais possuem organelos similares aos das células animais, mas no entanto possuem organelos únicos como a parede celular, os cloroplastos e vacúolos que embora em número inferior ás das células animais são de dimensões maiores.
Observações Na 1ªexperiência teve-se alguma dificuldade em observar as células da mucosa bucal devido a serem em número reduzido e de pequenas dimensões. Ao utilizar o corante vermelho, observou-se claramente o núcleo e alguns organelos citoplasmáticos.
Na 2ª experiência, realizada com as células da folha pôde-se observar algumas estruturas celulares como Foi possível depois observar o núcleo corado de azul, os vacúolos, alguns cloroplastos e também a sua parede celular.
Na 3ª experiência, realizada com as células do tecido da epiderme das túnicas da cebola pôde-se observar algumas estruturas celulares com a preparação com o corante que manteve as células vivas para observação. Foi possível depois observar o núcleo corado de azul, os vacúolos incolores, a parede celular e a membrana plasmática.
Teve-se então a oportunidade de verificar que se