Caçadores de micróbios promovem avanços na Medicina
Os criadores foram orientados a eliminar as lagartas doentes e a realizar um exame microscópico das fêmeas após a postura, utilizando apenas os ovos daquelas comprovadamente sadias. Com isso, a praga foi controlada.
5. No terceiro parágrafo do quadro, Pasteur apresenta o que pode ser considerado uma teoria microbiana para as doenças. Como você a enunciaria?
Está no poder da humanidade, fazer com o que as doenças parasitárias desapareçam da face da terra.
6. Leia o quarto parágrafo e responda: como Lister testou a hipótese de Pasteur de que a causa de muitas doenças eram microrganismos? Que resultados deram suporte à veracidade dessa hipótese?
Lister passou a usar substâncias desinfetantes nos instrumentos, no ambiente e nas ataduras que recobriam os cortes cirúrgicos. Devido a essa prática, a mortalidade entre os pacientes operados em seu hospital caiu de 45% para 15%, de 1865 a 1869.
7. Com referência ao sexto parágrafo, que descoberta levou a uma nova hipótese sobre a disseminação do antraz?
Em sua incessante caça aos microrganismos “assassinos”.
8. Leia o texto a seguir, extraído da internet:
“Um pó branco e mortal que passou a ser recebido pelo correio assustou muita gente. Conheça o antraz, uma doença bacteriana...”
Há alguns anos, o antraz foi utilizado como uma forma de bioterrorismo. Esse pode ser um bom tema de pesquisa na internet.
9. Leia o oitavo e último parágrafo do quadro, que trata da descoberta da transmissão infecciosa da raiva. Pasteur não conseguiu identificar microscopicamente o agente causador da raiva, embora pudesse cultivá-lo. Pesquise: o agente causador do antraz é um vírus ou uma bactéria? E o agente causador da raiva? Com base nessas pesquisas, é possível explicar por que Pasteur não conseguiu visualizar este último?
O antraz é causado por uma BACTÉRIA tóxica (Bacillus anthracis); O Agente causador da raiva também conhecida