Caça regulamentada
THE HUNT MANAGEMENT AS FORM OF PROTECTION FAUNA.
Henrique Gabriel Dimidiuk1 Elisiana Araujo2 Resumo: No cenário ambiental brasileiro, é reconhecida a extinção de espécies silvestres pela degradação do habitat natural, sendo essa, uma das principais ameaças a fauna e a flora presentes em todo o território nacional. Em outros países, a extração de recursos naturais, como forma de manejo, está ganhando valor quando pensada de maneira sustentável. O manejo da fauna é um importante instrumento de geração de renda, e ainda, conserva os ecossistemas salvando as espécies consideradas em extinção. A caça amadora de forma regulamentada é uma das formas de manejo mais bem sucedidas em todo o mundo. Apenas em países onde não é adotada a regulamentação da caça amadora é que a natureza se encontra em constante estado de destruição acelerada. Ao contrário, em países que adotam o sistema de manejo da fauna com caça regulamentada, é onde a situação está se revertendo e a natureza se encontra em melhores condições do que no Brasil. O uso de maneira sustentável da fauna e da flora, se encontra assim, com a possibilidade da exploração ser controlada, regulamentada, fazendo com que a caça amadora não seja vista como uma atitude de destruição, mas sim, uma forma de mudança do cenário de esquecimento do meio ambiente por parte do Estado, que não fiscaliza e nem adota medidas para que se preservem os ecossistemas.
Palavras-chave: Conservação; Preservação; Manejo; Sustentabilidade; Renda; Fiscalização; Caça amadora; Proteção da fauna.
1 INTRODUÇÃO
O Direito Ambiental tem como um dos seus focos, a preservação da fauna e da flora, que em nosso país estão esquecidas, em virtude do abandono por parte do poder público. Certo é, que são grandes as dificuldades econômicas presentes em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, e não chegam a atender as necessidades sociais básicas dos cidadãos, como saúde, educação,