Caça ilegal de tubarões
TUBARÕES
São Caetano do Sul
2010
TUBARÕES
A caça ilegal
Monografia apresentada à EME
Prof.ª Alna tas jão, como requisito parcial para obtenção do Certificado de Conclusão do Ensino
Médio, sob orientação da Prof.ª Maria Lúcia .
São Caetano do Sul
2010
AGRADECIMENTO
Agradeço aos meus pais, sempre dispostos a me ouvirem falar sobre o assunto e também a discutir sobre isso.
Aos meus queridos amigos Victor Leme e Gabriel Tolin, que, mesmo discordando, me ajudavam as 7 da manhã, sempre flexíveis à mudar de opinião quanto ao assunto.
E à orientadora , por me dar as coordenadas necessárias, do ínico à conclusão do trabalho.
Muito obrigada a todos.
EPÍGRAFE
SUMÁRIO
RESUMO
Apesar dos tubarões serem considerados os grandes predadores do mar, a centenas de espécies tem mais a temer da humanidade do que vice-versa.
Os tubarões são animais muito importantes para o equilíbrio de todos os ecossistemas marinhos, e são vitais para os oceanos saudáveis.
No último século, eles tiveram suas populações drasticamente reduzidas, e muitas espécies se encontram em situação de grande perigo. Mais de 30 espécies de tubarão estão em risco no Brasil (quase 40% das espécies presentes em nossa costa).
Os tubarões estão sendo vítimas da sobrepesca, captura acidental, e, ainda mais grave, motivo da grande dizimação das espécies: a caça ilegal de barbatanas, mais conhecido como finning, correndo grandes riscos de extinção.
Os principais motivos para a caça ilegal de barbatanas é a sopa, iguaria no continente asiático, muito requisitado por pessoas de classe média e alta. E, também, os produtos feitos com sua cartilagem e o óleo extraído do seu fígado, são muito procurados.
Tubarões têm importância significativa no ecossistema marinho, e, uma vez que este falha, a humanidade toda sofrerá as consequências.
Eles são os maiores