Dasdasdad

839 palavras 4 páginas
Morfologia do Sistema Digestivo

Tubo Digestivo -> boca, glândulas salivares, faringe, esófago, estômago, duodeno, intestino grosso, intestino delgado, recto.

Glândulas Anexas -> fígado, pâncreas, vesícula biliar

Digestão – é o processo através do qual moléculas complexas dos alimentos são desdobradas, com o auxílio de enzimas, em moléculas simples, que podem ser absorvidas. No Homem, a digestão ocorre no sistema digestivo. Durante a digestão, os alimentos são sujeitos a um conjunto de transformações: * Mecânicas – ocorrem, sobretudo, na boca e no estômago; * Físicas – ocorrem por acção de enzimas, ao longo do tubo digestivo, especialmente, entre a boca e o intestino delgado.
Enzimas – são proteínas que catalizam reacções químicas, ou seja, ajudam à divisão de macromoléculas em micromoléculas. Estas substâncias actuam nos alimentos reduzindo-os mais rapidamente às suas unidades mais simples.
Propriedades das enzimas: * Especificidade – são específicas na sua acção ou seja, cada enzima actua sobre uma substância ou grupo de substâncias. A especificidade das enzimas está relacionada com a sua forma. Assim, cada enzima é específica para um dado substrato.

* Inalterabilidade – as enzimas não se alteram durante as reacções químicas que catalizam.

Substrato + Enzima -> Complexo Enzima -> Enzima + Produtos da reacção

* Reversibilidade – as enzimas são capazes de actuar nos dois sentidos da reacção.
Factores que influenciam a actividade das enzimas: * Temperatura
As enzimas têm uma temperatura óptima de actuação. Quando as enzimas ficam sujeitas a baixas temperaturas ficam inactivas, mas, no entanto, se aumentarmos a temperatura voltam a entrar em actividade. A altas temperaturas as enzimas são destruídas, mesmo que a temperatura desça para a sua temperatura óptima, não voltam a actuar.

* pH do meio
A actividade das enzimas também é influenciada pelos valores do pH. Assim, cada enzima tem o seu pH óptimo de

Relacionados