cavalo de guerra
O filme, que retrata os anos de 1914 a 1918 aproximadamente, nos mostra a 1ª Guerra mundial. Nós vemos várias batalhas, sempre pela perspectiva de Joey, o personagem principal. (Cavalo)Mediante os diversos acontecimentos, Joey troca de “lado” na guerra e com isso nos dá a oportunidade de ver os dois lados da moeda. A morte , dor e separação são também “batalhas” pessoais enfrentadas por Joey ao longo de sua Jornada.
6-o protagonista Joey tem fundamental importância na trama, suas atitudes de jamais desistir, lutar pelo que acreditava, proteger seus amigos e sobreviver para cumprir uma promessa, o tornam o herói da história. Ele passa ao publico esses seus valores e princípios.
7-Há um caráter de denuncia ou compromisso com a versão de um personagem ou grupo social?
Nós vemos a denuncia fortemente presente, a guerra, a fome, a dor e a separação são itens bem explorados mas mesmo antes da guerra vemos uma denuncia da desigualdade social nas atitudes do personagem Lyons.
Outro forte exemplo que podemos usar é a frase do “avô” dita no fim do filme, “a Guerra levou tudo de todos” Essa frase expressa como estava a situação e quais foram as consequências daquela devastadora guerra.
Há também no filme um momento que um soldado de cada exército, em uma pequena trégua, vão até o centro do campo de batalha retirar o cavalo Joey do arame farpado. Nessa cena nós observamos o trabalho em equipe dos lados opostos em prol de uma causal comum, é mostrado que todos são humanos, todos estão passando pelas mesmas dificuldades e tem as mesmas preocupações, colocando a guerra em um patamar ilógico e sem noção.