Cautelares no processo penal frente a lei 12403
Classificação da Pesquisa:
Conceito de pesquisas: pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico, de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
• Quanto a sua natureza:
- pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
- pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidas a solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
• Quanto à forma de abordagem do problema:
- pesquisa quantitativa: considera que tudo pode ser quantificado, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classifica-las e analisa-las. Requer o uso de recursos e técnicas estatísticas.
- pesquisa qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de técnicas e métodos estatísticos. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente.
• Quanto aos objetivos
- exploratória: pesquisa exploratória visa proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de exemplos para estimular a compreensão. Assume, em geral, as formas de pesquisa bibliográficas e estudos de caso.
- descritiva: visa descrever fenômeno ou o estabelecimento de relações. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.
- explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade,