causas e efeitos qualidade
(Espinha de Peixe / Diagrama de Ishikawa)
MONTES CLAROS-MG
2014
1 INTRODUÇÃO
O trabalho ressalta a importância da aplicação de ferramentas de qualidade, especialmente o diagrama de espinha de peixe é um instrumento rico para a análise de problemas e compartilhamento de soluções entre trabalhadores de um mesmo núcleo.
A técnica auxilia na visualização pelo conjunto de servidores, as causas principais e secundárias dos problemas setoriais, além ampliar a visão das possíveis causas através do enriquecendo de sua análise através da identificação de soluções.
ORIGEM DO DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
Construído com a aparência de uma espinha de peixe, essa ferramenta foi aplicada, pela primeira vez, em 1953, no Japão, pelo professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa, para sintetizar as opiniões de engenheiros de uma fábrica quando estes discutem problemas de qualidade.
1.2 OBJETIVO
É uma ferramenta para organizar o pensamento, esclarecendo a confusão usual entre o que é causa e o que é efeito. Com ela cria-se uma distinção útil para definir a verdadeira causa de um problema.
1.3 FERRAMENTA DE QUALIDADE
O Diagrama Ishikawa é uma das 7 ferramenta da qualidade utilizada para gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos.
Classificação dos problemas em seis tipos diferentes de causas: (por isso tbm ele é conhecido como 6M)
Mão de obra: refere-se a todos os aspectos ligados diretamente aos trabalhadores envolvidos no problema, como: absenteísmo, pontualidade, cumprimento de padrões etc.
Máquina: refere-se a todos os aspectos ligados aos equipamentos, como deterioração, manutenção, identificação visual, armazenagem etc.
Método: refere-se a itens relacionados com o procedimento operacional, como: clareza, facilidade de execução etc.
Meio ambiente: refere-se a condições de