Causas Externas
Introdução
As causas externas,são atualmente, um dos maiores problemas de Saúde Pública, atingindo praticamente todas as faixas etárias, com maior expressão nas mais jovens e do sexo masculino.
Causas Externas
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde engloba uma série poliforma de agravos, dos quais os mais importantes são Acidentes,as Lesões Auto Provocadas Voluntariamente e as Agressões. Estes três tipos de agravos correspondem, em 2005, à maioria dos óbitos (78%), por causas externas.
As causas externas declinam a partir da faixa etária dos 25 a 29 anos, embora seus valores ainda continuem bastante elevados.
Estas mortes prematuras trazem conseqüências psicofísicas e socioeconômicas, uma vez que são vidas jovens perdidas em plena fase produtiva.
Não há dúvidas de que as causas externas constituem um grande problema de saúde pública com forte impacto na mortalidade e morbidade da população.
Violência no Trânsito
Os acidentes de trânsito são causa de mortes e agravos na saúde de um grande número de pessoas, especialmente jovens em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde mais de 1,2 milhões de óbitos ocorrem a cada ano no mundo devido a “fatos no trânsito”.
Os dados estatísticos mostram que aproximadamente 40mil brasileiros são mortos por ano no trânsito.
Causas
As principais causas da violência no trânsito são evitáveis, dentre elas:
Dirigir sob efeito de álcool ou de entorpecentes;
Trafegar em velocidade inadequada;
Inexperiência na direção;
Falta de atenção e de manutenção no veículo são as mais conhecidas.
Além de que muitas rodovias estão mal sinalizadas, muitos motoristas arriscam suas vidas e de outras pessoas dirigindo embriagados, a principal causa de acidentes no Brasil, chegando a causar 50% das mortes.
Homicídio
Homicídio é um crime, e consiste no ato de um pessoa matar outra. É tido como um crime