ENSAIO DE DENSIDADE REAL E APARENTE DA AREIA
Disciplina: Materiais de Construção Turma: Edificações 2013.1
Método de ensaio (NBR) de densidade real e aparente de agregados e cimento.
Picuí, 02 de dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
Este ensaio foi realizado no IFPB campus Picuí, ministrado pelo professor Márcio Dantas, da disciplina de Materiais de Construção.
Ensaio este feito com intuito de descobrir a densidade real e aparente da areia, adquirindo conhecimento, informação e experiência. A densidade real de um agregado é numericamente igual à razão do peso de uma unidade de volume do material para o peso do mesmo volume de água. A densidade real dos materiais é uma propriedade importante, pois não basta o material ter o mesmo volume por que não vai apresentar uma mesma densidade, por isso se faz necessário o procedimento deste ensaio. O método utilizado para o ensaio de densidade real do agregado miúdo realizado é um dos princípios de como se mede a densidade, pois existem muitos outros métodos capazes de fazê-lo, determinando essa propriedade formidável.
OBJETIVO
O objetivo deste ensaio é analisar o método de realizá-lo e determinar a densidade real do agregado miúdo.
EQUIPAMENTOS
Os equipamentos utilizados foram:
O Frasco de Chapman
O recipiente de areia
Pipeta
Balança de precisão
PROCEDIMENTO
O primeiro passo é pesar a areia, a qual obteve peso de 500g, sendo essas informações importantes que posteriormente serão utilizadas. Após isto, encher o frasco de Chapman até 200 ml com água. Como essa água foi colocada dosadamente para que não passe do ponto, foi necessário usar uma pipeta para que preencha o frasco de água até o ponto de 200 ml exatamente. Colocar o ponto baixo do menisco na linha de marcação.
Como temos exatamente 200 ml de água no frasco, por mais cuidado que se tenha tido, há sempre uma possibilidade de o