Saúde do homem e doenças por causas externas -
Atualmente, tem se visto que o homem entra no sistema de saúde através da atenção especializada, agravando a morbidade. A explicação para isso o que vem do gênero másculo, o que faz com que o homem sinta-se poderoso e invencível, e por isso não preocupar-se tanto com a própria saúde antes que comecem a surgir manifestações de algumas doenças. Os índices mostram que o homem, ao contrário da mulher apresenta uma taxa maior em relação a algumas doenças e morrem precocemente, em fator da falta de auto cuidado e fragilidade na condição biológica inerente.
Podemos considerar, que 78% das causas de morbidade entre os homens assumindo o primeiro lugar para homens entre 15 e 59 anos. Assumindo o segundo lugar, temos complicações no aparelho circulatório, terceiro os tumores e neoplasias e em quarto as doenças do aparelho digestivo e respiratório. * Como a maior causa de morte entre os homens são de causas externas, o que constitui um problema para saúde pública. Entre elas encontramos os acidentes de transportes, as lesões auto provocadas e as agressões, para a maioria na faixa dos 20 aos 24 anos, aumenta-se o percentual em até 90% de resultantes em óbito e entre 25 a 29 anos o índice chega a ser equivalente, acarretando em grandes consequências psicofísicas e socioculturais. 1. Lesões causadas por acidentes de transportes:
2. Agressões e lesões auto provocadas
3. Consequências psicofísicas e socioculturais
As doenças como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, sendo muitas vezes complicações graves de hipertensão arterial sistêmica, podendo ser prevenidos por um bom acompanhamento profissional. * Entre os tumores, que é a terceira maior causa mortis, temos os do aparelho digestivo, respiratório e urinário. Os tumores de aparelho digestivo tem sua maior expressão no câncer de boca, estomago e esôfago. * Para as neoplasias ( ) malignas do