pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Vida e Obra de Tarsila do Amaral 6
3 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
A arte mesmo sendo o resultado de uma individualidade, é social, pois é o resultado de um processo humano social.
Ao se pensar na criação artística, é possível refletir, também, sobre a imaginação enquanto fundamento de toda atividade, tudo o que rodeia o homem e tenha sido feito pela sua mão, é produto da imaginação.Vigotski, citando Ribot, esclarece que toda invenção, grande ou pequena, antes de adquirir forma, foi produto da imaginação, uma ideia formada e traçada na mente mediante novas combinações e correções. (VOGOTSKI, 1999, p.7)
A busca pelo com conhecimento dá-se por diversas vias e uma delas é pelo acesso aos bens culturais. Por meio da arte, o sujeito amplia sua capacidade de reflexão e percepção, assim como sua sensibilidade.
Considerando que a formação estética do professor interferirá na sua forma de agir e na sala de aula, pois possibilitará um olhar mais sensível aos problemas educacionais e a formação estética, por meio das artes interferiu na forma de lidar com o aluno e organizar suas ações pedagógicas.
A apreciação artística leva o sujeito a perceber-se no contexto em que esta inserido, processo de autoconhecimento que o auxiliará a desenvolver seus sentidos significados. Assim, a formação cultural, artística e estética precisa ser contemplada no projeto pedagógico da escola. A arte é um meio indispensável para essa união do indivíduo com o todo, refletindo a infinita capacidade humana para a associação, para a circulação de experiências e idéias que fazem o ser humano compreender-se, escolher e vivenciar caminhos para plenitude da vida
De uma forma geral, a arte pode ser música, dança, teatro, artes visuais, cinema, escultura, pintura e outros. Neste trabalho