Causas de desabamento de marquises
MICHEL JOSÉ DOMINICI- RA: 002201000177
LUANA RECCIO MUNHOZ DA SILVA- RA: 002201200916
ROBERTA RODRIGUES FATTORI- RA: 002201200810
ACIDENTES EM MARQUISES DE CONCRETO ARMADO DE EDIFÍCIOS - CAUSAS
Itatiba
2014
1. Introdução
O desabamento de marquises, infelizmente, tem se tornado um evento comum no Brasil nos últimos tempos. Este tipo de acontecimento precisa ser evitado porque as marquises servem de abrigo para o pedestre e não podem ser sinônimo de perigo.
Este trabalho tem por objetivo relatar e discutir os motivos do desabamento de marquises, dando suporte aos caminhos que devem ser tomados no sentido de evitar o colapso e a ocorrência de novos casos, denegrindo o nome da Engenharia Civil Nacional.
Neste trabalho constatamos que as principais e mais frequentes causas do colapso das marquises, estão relacionadas aos mecanismos e os agentes a seguir: deficiências de projeto, mal posicionamento das armaduras, corrosão de armaduras, sobrecarga e escoramento incorreto.
Fica claro que é fundamental criar a conscientização de que uma marquise é um elemento de características diferenciadas em relação ao resto da estrutura e, por isso, deve ter atenção especial na fase de projeto, execução e uso. Além disso, um programa de manutenção preventiva e inspeção periódica realizada por profissional habilitado é de extrema importância para qualquer estrutura de concreto armado e, muito mais no caso das marquises, já que se trata de uma estrutura isostática e com um único vínculo que sofre ruptura brusca, sem aviso.
Primeiramente, é preciso definir o que é marquise, um elemento construtivo saliente que avança em balanço, em relação ao alinhamento do edifício e que serve, na maioria das vezes, de proteção ao pedestre quanto à chuva, sol e objetos que podem cair dos pavimentos superiores.
Desse modo, pode-se dizer que uma marquise consiste em um elemento estrutural muito útil e