contato
No início deste ano foram promulgadas leis de âmbito estadual e municipal, que tornam obrigatória a auto vistoria nos prédios construídos há mais de 5 anos. Seu principal objetivo é garantir a segurança do imóvel e consequentemente de seus moradores. Os prédios deverão ter suas estruturas e instalações vistoriadas por um engenheiro que emitirá o laudo técnico com validade de 5 anos. O prazo para o cadastramento dos laudos junto à Prefeitura do Rio de Janeiro se encerra em 31 de dezembro de 2013, sob pena de multa. Para garantir o cumprimento da lei e oferecer um real diagnóstico das condições do seu imóvel, nossa empresa oferece profissionais especializados e devidamente cadastrados no CREA-RJ. A autovistoria avaliará a estrutura física da edificação, instalações elétricas, instalações hidráulicas, combate a incêndio, gás, pára-raios, exaustores e ventiladores, elevadores, bombas, piscinas e outras máquinas, equipamentos de lazer, incluindo condições de playground. Após a conclusão da vistoria e emissão do laudo técnico, nossa empresa se encarregará do devido registro no banco de dados da Prefeitura, juntamente com a ART.
1. INTRODUÇÃO
Acidentes de grande porte em edifi cações ganharam destaque na mídia nas últimas semanas. O desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro
(RJ) e outro em São Bernardo do Campo (SP), chamaram a atenção para a necessidade de se realizar um trabalho técnico, ainda pouco explorado, que é a Inspeção Predial ou Vistoria do Check-Up das Edifi cações.
Os noticiários alertam, há tempos, para diversos acidentes prediais, com vítimas fatais, nas edifi cações brasileiras. Além dessas tragédias do Rio de Janeiro e São Bernardo, há outras já registradas envolvendo desabamento de telhados e coberturas, quedas de marquises em concreto armado em edifícios, incêndios causados por danos elétricos, dentre outros.
Muitas dessas tragédias ocorreram e ocorrem em edifi cações com mais de 20 anos, onde se verifi ca a